Erika Hilton afirma que projeto não reduzirá pena de Bolsonaro

0
20

A deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) declarou nesta terça-feira, 16 de dezembro de 2026, que a pena de 27 anos e 3 meses imposta pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado deve ser mantida.

Em entrevista ao Poder360, Hilton avaliou que o Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pela Câmara dos Deputados em 10 de dezembro de 2025, não avançará no Senado. A proposta poderia diminuir a punição de Bolsonaro para 2 anos e 4 meses, mas a parlamentar considera improvável que o texto seja aprovado ou sancionado.

“Não há saída: é preciso responsabilizar. E, se passar, sabemos que o presidente Lula vetará quando chegar à mesa”, afirmou.

Tramitação no Senado

A deputada disse acreditar que a matéria enfrentará dificuldades na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde o relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), deve propor alterações substanciais. Segundo ela, mudanças no parecer podem atrasar ou inviabilizar a votação no plenário.

Hilton avaliou ainda que, diferentemente dos deputados, os senadores lidam com eleitorado majoritário e, segundo a deputada, a maioria da população rejeita a redução de penas prevista no projeto.

Para a parlamentar, a proposta surge como tentativa do grupo ligado a Bolsonaro de reduzir a condenação imposta pelo STF. “Acho que é mais uma confusão criada pelo bolsonarismo para ver se consegue tirar Bolsonaro da cadeia”, declarou.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here