Ataque dos EUA a lancha no Pacífico Oriental deixa quatro mortos

0
3

O Comando Sul dos Estados Unidos confirmou nesta quinta-feira (18.dez.2025) que um bombardeio contra uma lancha no Oceano Pacífico Oriental resultou na morte de quatro homens apontados como narcoterroristas. A operação ocorreu na quarta-feira (17.dez.2025) e foi ordenada diretamente pelo secretário de Guerra norte-americano, Pete Hegseth.

A ofensiva foi conduzida pela Força-Tarefa Conjunta Lança do Sul, unidade criada para a campanha militar iniciada pelo governo de Donald Trump em setembro. Desde então, foram atacadas 27 embarcações e 99 pessoas morreram, segundo balanço oficial.

Em publicação no X (antigo Twitter), o Comando Sul divulgou um vídeo de 15 segundos que mostra o momento do disparo contra a lancha em águas internacionais. De acordo com a nota, informações de inteligência indicavam que a embarcação trafegava por uma rota conhecida de narcotráfico no Pacífico Oriental. Nenhum militar dos EUA ficou ferido.

Críticas internacionais

Washington sustenta que a série de ataques tem como objetivo conter o tráfico de drogas, mas as ações vêm sendo questionadas por governos da Colômbia e da Venezuela, além de entidades internacionais.

O episódio anterior na mesma região ocorreu em 15 de dezembro e deixou oito mortos. As autoridades não divulgaram a identidade das vítimas nem detalhes sobre os barcos atingidos, limitando-se a afirmar que estariam ligados ao narcotráfico.

Escalada com a Venezuela

O bombardeio se soma a um momento de tensão entre EUA e Venezuela. O presidente Donald Trump deslocou cerca de 15 mil militares e o porta-aviões USS Gerald Ford para o Mar do Caribe. Na terça-feira (16.dez), o republicano anunciou um bloqueio direcionado à indústria petrolífera venezuelana, ao que Caracas respondeu ordenando que sua Marinha passasse a escoltar petroleiros que saem do país.

No mesmo dia do ataque mais recente, o Congresso dos EUA rejeitou uma proposta de parlamentares democratas que pretendia limitar a ação militar contra embarcações suspeitas de transportar drogas.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here