O calendário de 2026 traz condições ideais para quem pretende emendar feriados e, com isso, esticar o tempo de descanso. Ao todo, serão 10 feriados nacionais, dos quais sete ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que já garante fins de semana naturalmente prolongados.
Os feriados que caem em terças ou quintas-feiras também oferecem a possibilidade da tradicional “ponte”, bastando solicitar apenas um dia de folga ao empregador para obter quatro dias consecutivos de descanso.
Combinações vantajosas
Com um pouco de organização, essas datas podem render até seis dias extras sem grandes impactos no saldo de férias. Em planejamentos mais arrojados, é possível até mesmo somar dois feriados prolongados em um único período de férias.
Regras trabalhistas
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) permite esse tipo de arranjo, desde que algumas normas sejam respeitadas. Entre elas, está a vedação de iniciar férias nos dois dias que antecedem feriados ou o descanso semanal remunerado, além da obrigatoriedade de cumprir o período mínimo determinado para as férias.
Imagem: Internet
Para aproveitar ao máximo o calendário de 2026 sem infringir a legislação, o ideal é alinhar o planejamento com o setor de recursos humanos e formalizar os pedidos de folga com antecedência.
Com informações de Metrópoles

