Fifa realiza hoje o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026

0
21

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) sorteia nesta sexta-feira, 5 de dezembro, a composição dos 12 grupos da Copa do Mundo de 2026. O torneio será disputado de 11 de junho a 19 de julho nos Estados Unidos, no Canadá e no México.

Potes definidos

As 48 seleções foram distribuídas em quatro potes, de acordo com a posição no ranking da entidade. Veja a formação:

Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.

Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.

Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.

Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, os quatro vencedores da repescagem europeia e os dois classificados da repescagem mundial.

Critérios do sorteio

As posições no ranking determinam os potes, com exceção das equipes que virão da repescagem, automaticamente alocadas no pote 4. Em cada pote, as duas seleções mais bem colocadas não podem cair na mesma metade do chaveamento; no pote 1, a regra vale para Espanha e Argentina.

Os países-sedes já têm lugar garantido como cabeças de chave: México lidera o Grupo A, Canadá assume o Grupo B e Estados Unidos ficam no Grupo D. Para diferenciá-los, as bolinhas usadas no sorteio estarão coloridas de verde (México), vermelho (Canadá) e azul (Estados Unidos). Os demais concorrentes serão representados por bolinhas brancas.

Formato da competição

Com a ampliação para 48 participantes, a fase inicial terá 12 grupos com quatro seleções cada. Avançam às oitavas de final os dois primeiros colocados de cada chave, além dos oito terceiros lugares com melhor campanha.

Durante o sorteio, as equipes serão distribuídas nos grupos de A a L, evitando-se confrontos entre países do mesmo continente, salvo no caso de seleções europeias, que podem dividir a mesma chave.

O evento que define o caminho das equipes até a decisão em 19 de julho marca oficialmente a largada para a primeira Copa do Mundo organizada simultaneamente por três países.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here