A capital goiana continua em estado de atenção para temporais nesta quarta-feira (17/12). Na véspera, a Defesa Civil municipal emitiu dois avisos severos para celulares, orientando moradores a evitar áreas com risco de alagamento.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todo o território goiano está classificado em “perigo potencial” para chuvas intensas, com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhados de ventos que podem atingir 60 km/h. O órgão alerta para possíveis enxurradas, bloqueios de vias e outros transtornos.
Alertas de terça-feira
O primeiro comunicado da Defesa Civil foi disparado às 17h de terça-feira (16/12). A recomendação foi para que a população evitasse a Avenida Gercina Borges, a GO-060, a Avenida Leste-Oeste e as regiões mais baixas dos setores Vera Cruz, João Braz e Goiânia Viva.
Cerca de 50 minutos depois, às 17h50, novo alerta destacou pontos de alagamento na Marginal Botafogo, próximo à Goiás Norte, com interdição parcial da via. “Para sua segurança, não trafegue em áreas alagadas”, ressaltou a Defesa Civil.
Acumulado de chuva
Levantamento do Centro de Informações Hidrológicas e Meteorológicas da Semad (Cimehgo) registrou os maiores volumes entre 15h10 e 17h10 de terça-feira. O bairro Jardins Madri, na região Sudoeste, liderou com 24 mm. Veja os dados completos:
Imagem: Internet
- Jardins Madri (Sudoeste): 24 mm
- Morro do Mendanha (Noroeste): 22,8 mm
- Eldorado (Oeste): 17,8 mm
- Vera Cruz (Oeste): 16,8 mm
- Jardim Curitiba (Noroeste): 15,6 mm
- Vila Pedroso (Leste): 14,4 mm
- Jardim Guanabara (Norte): 13,4 mm
- Centro (Central): 12,6 mm
- Jardim Botânico (Sul): 9,8 mm
- Goiânia 2 (Norte): 9,6 mm
- Jardim América (Sul): 8,8 mm
- Cidade Jardim (Oeste): 8,6 mm
- Vila Mutirão (Noroeste): 8 mm
- ETA Mauro Borges (Norte): 7,4 mm
- Parque Amazônia (Sudoeste): 7 mm
- Morro da Serrinha (Sul): 7 mm
- Lago das Rosas (Oeste): 6,6 mm
- Campinas (Oeste): 6 mm
- Vila Brasília (Sul): 1,2 mm
- Parque Atheneu (Leste): 0,6 mm
Com a previsão de continuidade das chuvas, autoridades recomendam evitar áreas sujeitas a alagamentos e seguir as orientações repassadas pelos sistemas de alerta.
Com informações de Metrópoles

