Quatro dias após ciclone, 181 mil imóveis seguem sem energia na Grande SP

0
20

Quatro dias depois da passagem de um ciclone extratropical que trouxe rajadas superiores a 80 km/h, 181.819 imóveis ainda estavam sem fornecimento de energia elétrica na área de concessão da Enel Distribuição São Paulo às 6h04 deste domingo, 14.dez.2025.

O maior número de ocorrências concentra-se na capital paulista, com 137.615 unidades sem luz. Em seguida aparecem Cotia (8.498) e Itapecerica da Serra (4.713). Proporcionalmente, Juquitiba é o município mais afetado: 9,01 % dos clientes, o equivalente a 1.613 imóveis, permaneciam sem serviço na manhã deste domingo.

Durante o pico do apagão, na quarta-feira, 10.dez, cerca de 2,2 milhões de residências e estabelecimentos chegaram a ficar sem energia.

Determinação judicial

Na sexta-feira, 12.dez, a 31ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo atendeu a um pedido do Ministério Público estadual e da Defensoria Pública e concedeu prazo de até 12 horas para a Enel restabelecer o fornecimento a todos os clientes, sob pena de multa de R$ 200 mil por hora de descumprimento. Para locais considerados essenciais — hospitais, unidades de saúde, pessoas eletrodependentes, sistemas de abastecimento de água, escolas e órgãos de segurança — o prazo fixado foi de quatro horas.

Previsão de normalização

Em nota divulgada no sábado, 13.dez, a concessionária informou que trabalha para concluir o restabelecimento até o fim deste domingo, 14.dez. Segundo a empresa, o evento climático de quarta para quinta-feira, 10 e 11.dez, foi o mais prolongado já registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde o início das medições em 2006.

As rajadas de vento alcançaram 82,8 km/h e, pela primeira vez, a estação meteorológica do Mirante de Santana registrou sequência contínua de ventos acima de 70 km/h na cidade de São Paulo. A Enel afirma ter mobilizado quase 1.800 equipes em campo na quinta-feira, 11.dez, e, com apoio de sistemas de automação, restabeleceu o serviço para aproximadamente 3,1 milhões de clientes desde o início da ocorrência.

Até o fechamento desta reportagem, a distribuidora mantinha o compromisso de normalizar totalmente o fornecimento até o fim do dia.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here