Haddad indica saída do Ministério da Fazenda e oferece apoio à campanha de Lula

0
22

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicou a interlocutores que pretende deixar o cargo em breve e se colocou à disposição para coordenar a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à reeleição em 2026.

A movimentação ocorre em um momento de melhora na percepção popular sobre a economia. No início da gestão de Haddad, 22% dos brasileiros ouvidos pelo DataFolha apontavam a situação econômica como o terceiro maior problema do país; no levantamento mais recente, divulgado este mês, o índice caiu para 11%.

Questionado sobre eventual candidatura ao governo de São Paulo, Haddad nega a intenção de disputar o Palácio dos Bandeirantes. Em relação à possibilidade de ser vice na chapa de Lula caso o atual vice-presidente, Geraldo Alckmin, concorra ao governo paulista, o ministro evita comentários, limitando-se a sorrir.

Haddad é visto por Lula como o “mais tucano” entre os petistas — referência ao perfil moderado atribuído ao ex-PSDB. A relação entre ambos se estreitou durante o período em que o ex-presidente esteve preso em Curitiba; na ocasião, apenas a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, fez mais visitas a Lula do que Haddad.

A lealdade rendeu espaço político: em 2018, ele foi lançado vice na chapa de Lula e acabou cabeça de chapa faltando menos de um mês para a eleição presidencial, chegando ao segundo turno contra Jair Bolsonaro. Já em 2022, aceitou concorrer ao governo paulista e foi derrotado por Tarcísio de Freitas, mas a votação expressiva — inclusive vitória na capital — foi considerada decisiva para a vitória nacional de Lula.

Dentro do PT, avaliadores apontam carência de nomes competitivos para a sucessão presidencial de 2030. Com eventual apoio de Lula, Haddad é citado como principal opção. Até lá, o ministro planeja atuar onde o presidente julgar mais estratégico, seja em nova disputa por cargos em São Paulo ou coordenando a articulação eleitoral de 2026.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here