Hugo Motta afirma ter seguido regimento ao determinar retirada de Glauber Braga do plenário

0
17

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou nesta terça-feira (9/12) que cumpriu o regimento interno ao ordenar a retirada do deputado Glauber Braga (PSol-RJ) da Mesa Diretora durante a sessão no plenário.

Segundo Motta, a medida foi tomada para “proteger o Parlamento” diante da ocupação do assento da Presidência pelo psolista. “A Câmara não se curvará a esse tipo de conduta, nem hoje, nem nunca”, afirmou. “Minha obrigação é proteger esta Casa, e foi isso que fiz ao seguir rigorosamente os protocolos de segurança e o regimento interno.”

A confusão começou depois que Braga anunciou que permaneceria na Mesa em protesto contra a inclusão, para a próxima quarta-feira (10/12), do processo que pede a cassação de seu mandato. A Polícia Legislativa foi acionada e retirou o parlamentar do plenário, arrastando-o.

Enquanto Braga ocupava a cadeira, as transmissões oficiais da Câmara foram interrompidas e o acesso de servidores e jornalistas ao plenário ficou impedido.

PL da Dosimetria em pauta

Na mesma sessão, estava prevista a votação do Projeto de Lei da Dosimetria, que reduz penas para condenados por participação em crimes relacionados à trama golpista. A matéria deve ser apreciada ainda esta noite.

Processo de cassação

O deputado do PSol responde a processo disciplinar por ter expulsado a chutes, em 2024, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) das dependências da Câmara. Ele alega que o ex-presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), articula sua cassação em retaliação às críticas que fez à execução das emendas parlamentares.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here