Empresa dos EUA testa implante “emagrecedor” para gatos e planeja versão para cães

0
23

A Okava Pharmaceuticals, sediada em São Francisco (EUA), iniciou um estudo clínico com 50 gatos para avaliar a segurança e a eficácia do MEOW-1, implante subcutâneo que libera continuamente um agonista de GLP-1, mesmo princípio ativo usado em canetas de emagrecimento humanas como Ozempic e Mounjaro.

O ensaio, que deverá durar seis meses, tem como objetivo desenvolver um tratamento capaz de reduzir peso, melhorar a saúde cardiometabólica e potencialmente auxiliar no controle de diabetes e doenças renais em animais de estimação.

De acordo com comunicado da companhia, o MEOW-1 é o primeiro teste de perda de peso baseado em GLP-1 para cães e gatos. “Ao reproduzir os efeitos fisiológicos do jejum — maior sensibilidade à insulina, menor massa gorda e metabolismo energético mais eficiente — o implante pode prolongar a vida dos pets sem mudanças radicais na rotina alimentar”, afirmou o CEO Michael Klotsman.

A obesidade é frequente entre gatos domésticos, e as alternativas atuais, como redução de ração e exercícios, costumam ter resultados lentos ou limitados. A empresa estima que o novo produto custe cerca de US$ 100 (aproximadamente R$ 531) para os tutores.

O estudo está sob supervisão do Centro de Medicina Veterinária (CVM) da Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA). A expectativa é concluir os testes até agosto de 2026 e obter aprovação para uso em gatos em 2027; a versão para cachorros pode chegar ainda nesta década.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here