A BNPB (Agência Nacional de Gestão de Desastres) informou neste sábado (13.dez.2025) que inundações e deslizamentos de terra na Indonésia resultaram em 1.003 mortes. Os eventos climáticos atingiram principalmente as províncias de Sumatra do Norte, Sumatra Ocidental e Aceh.
Mais de 5,4 mil feridos
Além dos óbitos, os desastres deixaram mais de 5.400 pessoas feridas. A elevada demanda por atendimento médico pressiona hospitais e postos de saúde nas regiões afetadas.
1,2 milhão sem casa
Segundo a agência, cerca de 1,2 milhão de moradores foram obrigados a abandonar suas residências e estão em abrigos temporários. A divisão entre mortos confirmados e desaparecidos não foi detalhada.
A BNPB não especificou as datas exatas de cada ocorrência, mas ressaltou que a ilha de Sumatra enfrenta historicamente problemas semelhantes durante períodos de chuvas intensas.
Ações do governo
O presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, declarou que visitou a província de Aceh após retornar de viagem oficial à Rússia. Ele afirmou que o governo acompanha a distribuição de suprimentos médicos, alimentos e serviços de saúde, além de coordenar reparos em infraestrutura básica e ações de mitigação para futuros desastres.
Imagem: Internet
Até o momento, o órgão de gestão de desastres divulgou apenas números de vítimas e desabrigados; detalhes sobre outras medidas emergenciais ainda não foram apresentados.
Com informações de Poder360

