A cantora e compositora Liniker revelou que, apesar de três prêmios no Grammy Latino 2025 e do reconhecimento internacional, ainda lida com a sensação de carência e o receio da solidão. “Não me vejo mais como coadjuvante, mas continuo muito carente. Não tenho ninguém para me fazer carinho”, afirmou.
A artista relembrou que começou a escrever músicas na adolescência, motivada por uma desilusão amorosa. “Desde então, tudo que eu escrevo tem destinatário”, disse. O temor de ficar só e a busca por afeto permanecem, segundo ela, temas centrais em sua vida e obra.
Álbuns como processo de cura
No álbum Índigo Borboleta Anil, Liniker encontrou um caminho de tratamento para crises de ansiedade e pânico. Já o disco Caju, indicado a Melhor Álbum de Engenharia de Gravação, aborda amor, reconciliação e força espiritual. A cantora afirma que o trabalho em estúdio é decisivo por permitir controle total da mensagem: “Ali o trabalho ainda é só meu e não é do outro, então posso definir a sensação que a obra deve causar”.
A poesia também tem sido ferramenta para resgatar a própria essência. Nos projetos recentes, Liniker procura conectar-se à “Lili” — apelido dado pela mãe — e à criança interior que, segundo ela, ainda busca reencontro.
Desejo de afeto sem esforço unilateral
A artista expressa o desejo de se sentir humanizada, respeitada e desejada em suas relações, sem precisar se esforçar sozinha para ser amada. Ela reconhece que a exposição decorrente da carreira pode afetar quem se envolve com ela: “A forma como sou vista como Liniker às vezes machuca as pessoas com quem me relaciono”.
Imagem: Internet
Próxima apresentação
Liniker está confirmada no Festival Estilo Brasil, onde sobe ao palco em 14 de dezembro, no Ulysses Centro de Convenções, em Brasília. O evento tem patrocínio do Banco do Brasil Estilo, apoio do governo federal e dos cartões BB Visa, realização do Metrópoles e produção da Oh! Artes. Ingressos estão à venda pela plataforma Bilheteria Digital. O festival também recebe Caetano Veloso em 11 de dezembro.
Com informações de Metrópoles

