Livro de memórias de Nicolas Sarkozy vende quase 100 mil exemplares em menos de uma semana

0
14

Paris – A editora francesa Fayard informou na terça-feira (16/12) que Le journal d’un prisonnier (Diário de um Prisioneiro), escrito pelo ex-presidente Nicolas Sarkozy, alcançou 98.610 exemplares vendidos poucos dias após o lançamento.

O levantamento, produzido pelo Instituto NielsenIQ GFK, coloca a obra no topo das listas de mais vendidos na França apenas uma semana depois de chegar às livrarias, em 10 de dezembro.

Relato dos 20 dias atrás das grades

Com 216 páginas, o livro descreve as três semanas em que Sarkozy permaneceu detido na prisão parisiense de La Santé. O ex-chefe de Estado (2007-2012) foi condenado em primeira instância em 25 de setembro a cinco anos de prisão, com início imediato da pena, por associação criminosa ligada ao suposto financiamento líbio de sua campanha presidencial de 2007.

Detido em 21 de outubro, o líder conservador, hoje com 70 anos, passou 20 dias encarcerado até ser colocado em liberdade sob controle judicial em 10 de novembro, após apresentar recurso. Foi a primeira vez que um ex-presidente francês cumpriu pena de prisão.

Detalhes da rotina na cela

No livro, registrado sob o número 320535, Sarkozy narra a rotina de ficar trancado 23 horas por dia, vigiado por dois agentes de segurança. Ele descreve a alimentação baseada em laticínios, barra de cereais, água mineral, suco de maçã e alguns doces, além de relatar que se ajoelhou para rezar na primeira noite de reclusão.

Turnê de autógrafos

Após o lançamento, o ex-presidente iniciou sessões de autógrafos em Paris, Marselha e Menton, e tem presença anunciada para esta quarta-feira (17) em uma livraria de Versalhes.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here