O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concedeu entrevista a jornalistas na manhã desta quinta-feira, 18/12, no Palácio do Planalto. A conversa ocorre um dia depois da reunião ministerial que avaliou o terceiro ano de governo e no mesmo dia em que a Polícia Federal desencadeou a Operação Sem Desconto, que investiga fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Na quarta-feira, 17/12, Lula reuniu ministros na Granja do Torto, em Brasília, para fazer um balanço de 2025 e cobrar lealdade para 2026, ano em que pretende disputar um quarto mandato. Durante o encontro, o presidente pediu empenho na defesa do governo, solicitou apoio ao seu indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o advogado-geral da União Jorge Messias, e afirmou que, caso o acordo comercial entre União Europeia e Mercosul não avance no fim de semana, o tema não voltará à pauta enquanto ele estiver no cargo.
Paralelamente à entrevista, a PF prendeu o agora ex-secretário-executivo do Ministério da Previdência, Aldroaldo Portal, e Romeu Carvalho Antunes, filho de Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “Careca do INSS”. Portal foi exonerado e cumprirá prisão domiciliar. A ação também realizou buscas na residência do senador Weverton Rocha (PDT-MA).
A Operação Sem Desconto apura um esquema suspeito de fraudar benefícios previdenciários. As medidas judiciais foram autorizadas pela 10ª Vara Federal Criminal do Distrito Federal.
Imagem: Internet
Até o momento, o Palácio do Planalto não divulgou detalhes adicionais sobre a entrevista nem sobre os desdobramentos da operação.
Com informações de Metrópoles

