O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, na noite de domingo (14.dez.2025), o chileno José Antonio Kast, 59 anos, eleito presidente do Chile com 58,2% dos votos válidos.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Lula declarou que o governo brasileiro seguirá “trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”.
A posse de Kast está marcada para 11 de março de 2026. Com a mudança, a distribuição de governos na América do Sul ficará equilibrada: seis países comandados pela esquerda e seis pela direita.
Repercussão internacional e nacional
O presidente da Argentina, Javier Milei (La Libertad Avanza), também comemorou o resultado. Em postagem, escreveu “LA IZQUIERDA RETROCEDE”.
No Brasil, representantes da direita celebraram a vitória de Kast. Entre eles, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a deputada federal Carol de Toni (PL-SC) e o deputado Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP) divulgaram mensagens de apoio ao presidente eleito.
Imagem: Internet
Kast é filiado ao Partido Republicano e ocupará o cargo atualmente exercido por Gabriel Boric.
Com informações de Poder360

