Belo Horizonte — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), nesta quinta-feira (11/12), durante a abertura da Caravana Federativa, iniciativa voltada a aproximar o governo federal de estados e municípios.
Ao discursar para autoridades e público na capital mineira, Lula recordou um vídeo publicado por Zema em fevereiro, no qual o governador aparece comendo uma banana com casca para criticar a alta dos preços dos alimentos. O presidente fez referência ao episódio para debochar do adversário político:
“O PAC não foi invenção minha. Em janeiro de 2023, convoquei 27 governadores. Tava lá o Tarcísio, tava lá o Zema. O Zema não falou nada porque só devia comer banana com casca, não tinha aprendido a descascar banana ainda. Ele não vai a lugar nenhum”, afirmou. Na sequência, Lula ofereceu “um cursinho a distância” para ensinar o governador a descascar a fruta.
Agenda em Minas Gerais
Mais cedo, o chefe do Executivo federal visitou Itabira, onde inaugurou o Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores. Depois da passagem pela região, seguiu para Belo Horizonte para o lançamento da Caravana.
Participaram do evento as ministras Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e Macaé Evaristo (Direitos Humanos e Cidadania) e os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia) e Alexandre Padilha (Saúde), entre outras autoridades.
Imagem: Internet
Adversário político de Lula e pré-candidato à Presidência da República em 2026, Romeu Zema não foi convidado para nenhuma das agendas do dia.
Com informações de Metrópoles

