A estreia da operação 24 horas do Metrô de São Paulo, iniciada na madrugada de sábado (6/12) para domingo (7/12), registrou 13,8 mil embarques entre 0h e 4h40. No período, foram realizadas 66 viagens nas linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
De acordo com dados do governo paulista, a Linha 3-Vermelha concentrou a maior demanda, com 7,5 mil passageiros. Na sequência aparecem a Linha 2-Verde, com 3,8 mil embarques, e a Linha 1-Azul, com 2,6 mil. A Linha 15-Prata, atendida por ônibus gratuitos do sistema PAESE devido a testes em novos trens, não teve a demanda contabilizada.
Fase experimental até 2026
O serviço 24 horas funcionará todos os sábados, em caráter experimental, até fevereiro de 2026. Nesse período, o Metrô avaliará a procura, os custos operacionais e possíveis ajustes. As integrações com linhas operadas por concessionárias e com a CPTM não estarão disponíveis na madrugada.
Detalhes da operação
- Trens circulam entre 0h e 4h40, com intervalos de 20 a 30 minutos.
- Nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha o tráfego ocorre pelas duas vias.
- Na Linha 2-Verde, os trechos Vila Madalena–Clínicas e Sacomã–Vila Prudente operam por via singela; o restante funciona normalmente.
- Na Linha 15-Prata, o atendimento inicial é feito por ônibus PAESE enquanto prosseguem os testes com a nova frota.
Durante a madrugada, as bilheterias permanecem fechadas. Passageiros podem comprar bilhetes em máquinas de autoatendimento, pela Carteira Google ou via WhatsApp (11 3888-2200). Pagamentos por aproximação com cartões de crédito e débito estão disponíveis nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha e serão estendidos às linhas 2-Verde e 15-Prata ainda em dezembro.
Imagem: Internet
A iniciativa atende a uma antiga reivindicação de trabalhadores noturnos, turistas e frequentadores de bares e casas de shows na capital paulista.
Com informações de Metrópoles

