Brasília, 19.dez.2025 – O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reiterou nesta sexta-feira (19) o pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que o Banco Central diminua a taxa básica de juros no próximo ano.
Durante café da manhã com jornalistas na Residência Oficial da Câmara, Motta afirmou que o atual patamar da Selic, mantido em 15% ao ano, freia investimentos e limita o crescimento econômico. “É importante que a gente possa trabalhar para reduzir a taxa de juros”, declarou.
O deputado destacou que o país vive momento de inflação controlada, economia aquecida e desemprego no menor nível da série histórica. Mesmo assim, avaliou, os juros elevados permanecem como obstáculo. “A principal missão que o governo tem para o próximo ano é, juntamente com a equipe econômica e o Banco Central, criar cenário que permita o corte de juros”, afirmou.
Analistas de mercado projetam que a Selic só deve começar a cair em 2026. As declarações de Motta alinham-se às críticas recentes de Lula ao atual nível da taxa básica.
Imagem: Internet
Com informações de Poder360

