Percepção de aumento de preços recua 14 pontos em nove meses, mostra PoderData

0
4

Levantamento do PoderData realizado de 13 a 15 de dezembro de 2025 indica que 51% dos eleitores acreditam que os preços de mercado aumentaram nas semanas anteriores à pesquisa. Em março, essa fatia era de 65%, o que representa retração de 14 pontos percentuais em nove meses.

No mesmo período, a parcela que afirma não ter observado mudanças nos preços subiu de 21% para 33%. Já o grupo que percebe queda nos custos passou de 7% para 10%.

A redução na percepção de alta coincide com as revisões do Banco Central para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2025. No início do ano, projeções do Boletim Focus apontavam inflação de 5,50%, percentual que caiu para 4,40% na última edição.

Dados do IBGE divulgados em 10 de dezembro mostram que o IPCA acumulado até novembro se aproximou do centro da meta, refletindo menor pressão sobre itens de consumo frequente das famílias.

Apesar da melhora, a avaliação de que os preços seguem elevados continua majoritária. Fatores como dívida pública elevada e manutenção da taxa Selic em patamar alto são apontados pelo estudo como elementos que sustentam essa impressão.

Recorte por eleitorado

Entre os entrevistados que declararam voto no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 41% dizem que os preços subiram e 39% relatam estabilidade. Já entre os que votaram no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 65% percebem alta nos valores.

Metodologia

A pesquisa, custeada pelo próprio PoderData, ouviu 2.500 pessoas com 16 anos ou mais em 133 municípios das 27 unidades da Federação, por telefone fixo e celular. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here