Pesquisa indica que 47% rejeitam redução de penas prevista no PL da Dosimetria

0
11

Levantamento Genial/Quaest divulgado nesta quarta-feira (17/12) mostra que 47% dos brasileiros se posicionam contra o Projeto de Lei 2.162/2023, conhecido como PL da Dosimetria, que prevê diminuição das penas para condenados pelos atos de 8 de Janeiro, entre eles o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

De acordo com a pesquisa, 24% apoiam a redução das penas, 19% defendem punições ainda mais duras e 10% não souberam opinar.

Conhecimento sobre a proposta

O estudo revela que 53% dos entrevistados desconheciam a aprovação do texto na Câmara dos Deputados; 47% estavam cientes do avanço da matéria.

Objetivo do projeto

Questionados sobre a abrangência do PL, 58% afirmaram que a medida foi pensada para beneficiar exclusivamente Bolsonaro, enquanto 30% acreditam que vale para todos os condenados. Outros 12% não responderam.

Anistia aos envolvidos

Em relação a uma possível anistia aos condenados, 44% declararam-se contrários, 36% defendem o perdão para todos, incluindo o ex-presidente, 10% são favoráveis apenas aos manifestantes do 8 de Janeiro e 10% não souberam responder.

Metodologia

A Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros com 16 anos ou mais, entre 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Tramitação no Senado

Depois de passar pela Câmara, o projeto está em análise no Senado. O relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), ajustou o texto para restringir a redução de penas somente aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro. A votação em plenário está prevista para ocorrer ainda nesta quarta-feira (17/12).

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here