Advogados do Prerrogativas reúnem Alckmin, Haddad e Tebet e reforçam rumor de chapa paulista para 2026

0
40

São Paulo – O grupo de advogados Prerrogativas promoveu na noite de sexta-feira (12.dez.2025) um jantar na Casa Natura Musical, em Pinheiros, zona oeste da capital paulista, que colocou no mesmo palco o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT) e a ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet (MDB). A presença conjunta dos três reforçou conversas sobre uma possível “chapa paulista” para as eleições de 2026 – disputa que envolverá o governo do Estado e duas vagas ao Senado.

O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja. Lula chegou às 21h05, permaneceu em área reservada no mezanino e deixou o local às 23h10, sem discursar. O público o aplaudiu por cerca de um minuto.

Discursos e sinalizações

Durante falas rápidas, Simone Tebet afirmou que estará no palanque de Lula em 2026, quando o presidente tentará a reeleição. Fernando Haddad evitou comentar cenários eleitorais; ele já declarou anteriormente que deixará o ministério para ajudar Lula, mas não confirma candidatura ao Palácio dos Bandeirantes ou ao Senado. Questionado sobre o trio, o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), respondeu: “Espero que sim”, acrescentando que ainda “é preciso convencer Haddad”.

Coordenador do Prerrogativas, o advogado Marco Aurélio de Carvalho relembrou jantar realizado em 2021 que aproximou Lula e Alckmin e disse ver em Alckmin, Haddad e Tebet “uma chapa paulista, mas também nacional”. Segundo ele, a definição de candidaturas dependerá do caminho do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que pode disputar a reeleição ou concorrer à Presidência.

Programação e público

A noite começou com a leitura de um manifesto contra o feminicídio e exibição de vídeo sobre o tema. A dupla Edu Krieger e Natalia Voss fez paródias políticas baseadas em clássicos da MPB. Após a homenagem em que Alckmin recebeu uma meia colorida, o cantor Xande de Pilares assumiu o palco.

Foram servidos pastéis, coxinhas, canapés, massas e hambúrgueres, além de espumante, vinho e cerveja. A organização estimou público de cerca de 500 pessoas, em sua maioria em pé.

Presenças políticas e artísticas

Entre os convidados estavam a ministra das Relações Institucionais Gleisi Hoffmann, o ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira, o presidente da Embratur Marcelo Freixo, os deputados federais Rui Falcão (PT-SP) e Orlando Silva (PCdoB-SP), o deputado estadual Emídio de Souza (PT), o humorista Paulo Vieira, o economista Felipe Salto e o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

Levantamento do próprio Prerrogativas indica que, até agosto de 2024, ao menos 28 integrantes do coletivo ocupavam cargos no governo Lula. O grupo, formado por advogados ligados principalmente a PT e PSOL, se define como “mais lulista que petista”.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here