Brasília, 3.dez.2025 (quarta-feira) – O deputado Mendonça Filho (União-PE) informou que apresentará seu parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança apenas na próxima terça-feira (9.dez.2025). A entrega estava marcada para esta quarta, mas foi postergada a pedido do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e de líderes partidários.
Em áudio enviado à imprensa, o relator explicou que as conversas realizadas desde a noite de segunda-feira (1º.dez.2025) mostraram a necessidade de mais tempo para “amadurecer” pontos do texto. De acordo com ele, o objetivo é chegar a um relatório que reflita o consenso possível entre as bancadas.
Mendonça Filho relatou ter mantido contato telefônico com os deputados Pedro Campos (PSB-PE), Melquezedeque Farias (MDB-AL) e Rubens Pereira Júnior (PT-MA), além de outros parlamentares considerados estratégicos. Ele pretende continuar ouvindo individualmente os líderes para ajustar a versão final antes de levá-la ao Colégio de Líderes.
O relator avalia que a matéria “já está bem consolidada”, mas considera prudente aproveitar o intervalo adicional para aprofundar negociações e apresentar um texto com maior respaldo entre os partidos.
Imagem: Internet
Com informações de Poder360

