Nova espécie de sapo de 11 mm recebe nome de Brachycephalus lulai em tributo a Lula

0
28

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR) descreveu uma nova espécie de anfíbio brasileiro, o Brachycephalus lulai, conhecido popularmente como sapinho-abóbora. O nome científico presta homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Descoberta e características

O sapo mede, em média, 11 mm e apresenta coloração laranja intensa. Ele foi localizado na floresta da Serra do Quiriri, na porção que abrange o município de Garuva, em Santa Catarina.

Com essa descoberta, o gênero Brachycephalus passa a reunir 36 espécies catalogadas. O estudo que formaliza a descrição, resultado de sete anos de expedições de campo no sul do país, foi publicado na última quarta-feira (10/12) no periódico científico PLOS One.

Canto de acasalamento singular

Além da coloração marcante, o fator que mais atraiu a atenção dos cientistas foi o canto de acasalamento. Diferentemente de outros representantes do gênero, os machos do B. lulai se reúnem e emitem apenas duas rajadas curtas de som para atrair as fêmeas.

Tomografias computadorizadas e análises de DNA confirmaram que se trata de uma espécie até então não registrada.

Conservação

Os pesquisadores relatam que, no momento, não há sinais de declínio populacional nem ameaças iminentes à sobrevivência do sapo. Mesmo assim, recomendam a criação do Refúgio de Vida Silvestre Serra do Quiriri, unidade de conservação de proteção integral que não exigiria desapropriação de terras e poderia beneficiar outras espécies endêmicas e ameaçadas da região.

Com a proposta, os autores pretendem assegurar a manutenção e, possivelmente, a melhoria do estado de conservação desses anuros exclusivos da Serra do Quiriri.

Com informações de Metrópoles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here