Um terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter atingiu o nordeste do Japão nesta segunda-feira, 8 de dezembro de 2025, às 23h15 no horário local (11h15 em Brasília). A Agência Meteorológica do Japão (JMA) emitiu alertas de tsunami e determinou a evacuação imediata das áreas costeiras.
A primeira-ministra Sanae Takaichi, do Partido Liberal Democrata, pediu que os moradores procurem terrenos elevados ou edifícios designados para abrigo e permaneçam nesses locais até novas orientações. “Para aqueles que residem nas áreas costeiras do Pacífico central de Hokkaido, nas áreas costeiras do Pacífico da Prefeitura de Aomori e na Prefeitura de Iwate, onde foi emitido um alerta de tsunami, por favor, evacuem imediatamente”, declarou.
Segundo a JMA, ondas entre 20 e 50 centímetros já foram registradas em diversos portos das prefeituras de Hokkaido, Aomori e Iwate. As autoridades mantêm o monitoramento contínuo do nível do mar e da atividade sísmica.
O Japão encontra-se no Círculo de Fogo do Pacífico, zona de intensa atividade tectônica e vulcânica, o que explica a frequência de terremotos no país.
Imagem: Internet
Com informações de Poder360

