Supermercados Cooperativas U prometem boicotar itens do Mercosul se acordo com a UE avançar

0
12

A Cooperativas U, quarta maior rede de supermercados da França, informou que deixará de comprar produtos originários do Mercosul caso o acordo comercial entre o bloco sul-americano e a União Europeia entre em vigor.

“Não compraremos esses produtos se chegarem à França. Não compraremos itens da América do Sul quando existirem equivalentes franceses disponíveis”, declarou o presidente-executivo Dominique Schelcher em entrevista à rádio e TV RMC/BFMTV, veiculada na terça-feira, 16 de dezembro de 2025.

O dirigente argumenta que os agricultores franceses enfrentam regras mais rígidas do que os produtores sul-americanos. “O Mercosul é um pouco como a Shein da concorrência desleal. É preciso se proteger”, afirmou.

Votação do tratado

O Conselho Europeu marcou para quinta-feira, 18 de dezembro de 2025, a votação que pode ratificar o acordo. O governo francês pressiona por adiamento para 2026, alegando necessidade de salvaguardas adicionais ao setor agrícola nacional.

Impacto do pacto

Se aprovado, o tratado reduzirá tarifas para exportações europeias de automóveis, máquinas, vinhos e destilados aos países do Mercosul. Em contrapartida, facilitará a entrada na União Europeia de carne, açúcar, arroz, mel e soja provenientes da América do Sul.

Apelo ao consumidor

Schelcher disse esperar que as reivindicações francesas sejam atendidas “para proteger também nossa agricultura”. Ele recomendou que os consumidores priorizem produtos nacionais, especialmente nas compras de Natal, como forma de apoiar produtores locais.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here