TJDF condena Frederick Wassef a 1 ano e 9 meses por injúria racial

0
4

Brasília – O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF) sentenciou na quarta-feira (17.dez.2025) o advogado Frederick Wassef, ex-defensor da família Bolsonaro, a 1 ano e 9 meses de prisão pelo crime de injúria racial.

A pena será convertida em duas restrições de direitos, a serem definidas posteriormente pelo Judiciário – entre prestação de serviços à comunidade ou pagamento de valores. O magistrado Omar Dantas Lima também fixou indenização de R$ 6 mil à vítima, com correção monetária a partir da data da sentença e juros retroativos a 2020.

Ofensas em pizzaria

O processo trata de dois episódios ocorridos em uma pizzaria de Brasília. Em outubro de 2020, Wassef se recusou a ser atendido por uma funcionária negra, segurou o braço da atendente, jogou a caixa de pizza no chão e a mandou recolher o objeto, segundo o relato constante nos autos.

No mês seguinte, de acordo com o processo, o advogado retornou ao estabelecimento, ignorou novamente a funcionária e, ao reclamar da comida, dirigiu-lhe o termo “macaca”, afirmando que ela “comia o que lhe dessem”.

Para o juiz, a expressão utilizada “carrega intenso desprezo e escárnio” e basta para comprovar a intenção ofensiva do réu.

Recurso ainda é possível

Wassef, que já representou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pode recorrer em liberdade.

Procurado, o advogado não se manifestou até a publicação desta reportagem. A decisão está disponível integralmente no site do TJDF.

Com informações de Poder360

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here