A União Europeia decidiu adiar em 12 meses a aplicação do seu Regulamento sobre o Desmatamento (EUDR). O acordo preliminar foi alcançado na quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, durante reunião em Bruxelas entre representantes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e do Conselho da UE.
O novo prazo é o dobro do intervalo inicialmente sugerido pela Comissão Europeia e elimina a necessidade de um período de adaptação adicional de seis meses que havia sido solicitado pelo próprio órgão executivo.
O EUDR tem como objetivo impedir que produtos ligados ao desmatamento – como soja, café, cacau e óleo de palma – entrem no mercado do bloco. A postergação busca, segundo o Conselho da UE, simplificar a implementação das regras e dar mais tempo para que operadores, comerciantes e autoridades nacionais se preparem.
Embora o entendimento ainda seja provisório, ele precisa passar por votação formal no Parlamento Europeu e ser ratificado pelos Estados-membros. Depois disso, o texto deverá ser publicado no Jornal Oficial da UE para entrar em vigor.
Imagem: Felipe Werneck/Ibama
A comissária para o Meio Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular Competitiva, Jessika Roswall, afirmou em nota que a solução encontrada resolve “problemas de capacidade do sistema informático” e permitirá trabalhar “na implementação da lei da forma mais eficiente possível, para que possamos reduzir o desmatamento a nível global”.
Com informações de Poder360

